sábado, 14 de janeiro de 2012

Feijão com óleo de palma



Aposto que muitos de vocês se perguntam que raio é o óleo de palma...
Também conhecido também por azeite de dendê, é principalmente utilizado na gastronomia brasileira e angolana.
Tem e dá uma cor avermelhada aos pratos e apesar de não ser usado na cozinha portuguesa, é relativamente fácil encontrar em supermercados grandes. O sabor é forte e o cheiro é intenso...toda a gente nota que se utilizou óleo de palma e pode ser até desagradável para quem não está habituado.
Digam o que disserem (há bastantes adeptos deste óleo, não fosse ele o 2º óleo mais consumido do mundo), não é a opção mais saudável, pois apesar de ser rico em vitamina A, também tem um alto teor de gordura saturada (a gordura má para o colesterol) e por isso o consumo deve ser moderado. Mas, o sabor é muuuuuuito bom!
Cá em casa, fazemos com feijão, mas pode ser utilizado em todo o tipo de comida...afinal, é um óleo! Como é uma comida bastante pesada e o óleo tende a “fritar” os legumes e a secar, cozinho primeiro com azeite e junto o óleo no final, para dar sabor e fazer mais molho, sem ter que utilizar quantidades astronómicas de óleo. São adaptações...mas quem quiser, pode utilizar apenas o óleo de palma.
Ao ser a principal causa da desflorestação no Sudoeste Asiático (especialmente na Malásia e Indonesia), prefiram os provenientes de outros países. Faz parte de sermos consumidores responsáveis =)


Ingredientes:
2 cenouras laminadas
1/3 pimento vermelho grande fatiado
½ curgete pequena aos bocados
½ alho francês fino picadinho
6 batatinhas partidas a metade
5 cogumelos frescos laminados
1 frasco de feijão branco cozido (podem usar feijoca)
2 colheres de azeite
3 colheres de óleo de palma
1 taça de café de vinho branco
sal a gosto
salsa seca picada para decorar

No wook/ frigideira grande, refogar o alho francês em azeite até ficar douradinho. Acrescentar a batata, a cenoura e o pimento mexendo bem. Deixar cozinhar por 3 minutos.
Em seguida temperar, adicionar o vinho e a curgete, cozinhando em lume forte para o vinho evaporar. Juntar o óleo de palma, mexendo para envolver bem. Baixar o lume para médio, tapar o wook/frigideira e cozinhar por mais 3 minutos.
Acrescentar os cogumelos.
Quando a batata estiver pronta (basta espetar uma faca para perceber se o está) e os cogumelos tenrinhos, acrescentar o feijão branco previamente escorrido. Envolver bem e deixar cozinhar mais uns minutos.
Decorar com salsa seca.


Esta receita dá para 2 gulosos, mas se for acompanhada com arroz (que fica muito bom), já dá para esticar a dose para 3 ou 4 gulosos =)

2 comentários:

  1. Bom dia, a ver se ainda a apanho por aqui. Vou fazer esta receita para o almoço.
    Tenho uma dúvida, a taça de café, é o tamanho da chavena da bica, chavena de chá, ou algo pelo meio?
    Cumprimentos
    João

    ResponderEliminar
  2. Olá João,

    Antes de mais, obrigada pelo comentário.
    Que pena....não cheguei a tempo! Sempre fez o feijão ou vai deixá-lo para o jantar? Se o fez, como correu?
    A taça de café é uma chávena de café. Isto de viver em Espanha e falar espanhol o dia todo tem os seus contras, pois muitas vezes dou destes erros ao serem línguas tão parecidas ...peço desculpa. =)

    Beijinhos***

    ResponderEliminar