sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Arroz à valenciana aldrabado da Dona Fátima






A Dona Fátima era a cozinheira do colégio em que andei e cozinhava tão bem, tão bem que conseguia a proeza de me fazer repetir o seu creme de espinafres (devo referir que detestava espinafres na altura). O arroz à valenciana que ela fazia era um dos meus pratos favoritos.
Como é lógico, era um arroz à valenciana pouco semelhante ao típico que se come em Valência, pois ao ser comida de escola, não havia cá marisco ou carnes de caça para ninguém. Era um arroz à Valenciana mais ajustado ao bolso comum, com carne de vaca/porco e bocados de salsicha. Mas eu adorava. E desde que comecei as minhas aventuras na cozinha, faço-o, ainda mais aldrabado, mas fica exatamente da maneira que gosto.
O verdadeiro arroz à Valenciana nem é só de legumes, nem usa arroz basmati (se um Valenciano vir esta receita, acho que me mata), nem usa curcuma em vez de açafrão. Concluindo, de arroz à Valenciana só tem mesmo o nome. Mas eu gosto assim =)


Ingredientes:
½ pimento vermelho em tiras
2 alhos picados
½ cebola picada
1 cenoura laminada
½ curgete cortada em meia lua
1 copo cheio de ervilhas congeladas
2 salsichas vegetarianas cortadas em rodelas
2 copos de arroz basmati (estejam à vontade em usar outro tipo de arroz)
2 colheres de sopa de azeite
5 colheres de chá de curcuma (também conhecido como açafrão das índias)
sal e pimenta a gosto

Numa frigideira grande (ou na típica paellera), refogar a cebola e o alho em azeite temperado com sal e pimenta até ficarem douradinhos.
Juntar o pimento, a cenoura e as ervilhas e saltear por 2 minutos. Em seguida, adicionar a curgete e cozinhar até estar tenrinha.
Juntar a salsicha e envolver bem para misturar os sabores, deixando cozinhar por mais uns minutos.
Retirar o pimento e reservá-lo.
Acrescentar o arroz (cru) aos legumes e deixar fritar até ficar com um aspecto translúcido. Juntar 4 copos de água e a curcuma. Mexer bem e deixar cozinhar até evaporar a água, mexendo ocasionalmente.
Servir decorado com as tiras do pimento.


Esta receita dá para 4 comilões =)


3 comentários:

  1. Bom, eu ainda não provei este arroz, mas já provei o da D. Fátima, e posso garantir que é muito bom.
    Já imprimi esta receita, para levar à D. Fátima, para ela saber até onde chega a sua fama de boa cozinheira.
    Noémia

    ResponderEliminar
  2. fiz agora e ficou muito bom, muito obrigada por postar essa receita!Com certeza vou introduzi-la no meu dia.

    ResponderEliminar
  3. Fiz hoje este arroz e ficou una maravilha!Todos gostaram cá em casa! Obrigada pela partilha! :-)

    ResponderEliminar