quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Tomate recheado



I’m back!
Sim, voltei depois de 2 meses desaparecida. Em minha defesa estive de férias (vá pronto, de férias foram só 3 semanas, o resto foi mesmo balda). Agora, com as energias recuperadas, venho com novas e apetitosas receitas.
A de hoje é perfeita para estes dias mais fresquinhos que já se começam a notar (aqui em Barcelona o tempo está completamente louco, ora chove ora não se pode com o calor) pois apesar de ser quentinha e aconchegante, não pesa nada no estômago e é super leve.


Ingredientes:
4 tomates grandes e maduros
1 cenoura grande picada
1 dente de alho picado
½ alho-francês picado
¼ de pimento vermelho cortado aos cubinhos
2 cogumelos frescos fatiados e cortados grosseiramente
4 colheres de sopa (bem cheias) de queijo fresco batido
1 colher de sopa de azeite
½ colher de chá rasa de cominhos em pó
sal, pimenta 5 bagas e noz-moscada a gosto
Queijo ralado a gosto
salsa a gosto (opcional)

Pré-aquecer o forno.
Cortar a “tampa” do tomate e esvaziar o interior para um recipiente.
Reservar os tomates virados com a parte cortada para baixo em papel absorvente. Triturar o recheio do tomate com a varinha mágica.
Num wook/ frigideira grande, saltear o alho, o alho-francês, a cenoura, o pimento e os cogumelos em azeite. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada, deixando cozinhar até a cenoura estar tenrinha.
Juntar metade do recheio do tomate passado aos legumes (o que sobra podemos congelar e usar em futuras receitas). Acrescentar os cominhos, o queijo fresco batido e deixar cozinhar até engrossar. Rectificar o sal se necessário. Juntar a salsa, envolver bem e apagar o lume.
Untar um pirex com azeite (basta uma camada fininha) e acomodar os tomates com a parte cortada para cima. Recheá-los com a mistura de legumes e finalizar com queijo ralado.
Levar ao forno a 180º durante 30 minutos.


Esta receita dá para 4 gulosos =)



Sem comentários:

Enviar um comentário