Há dias em que nada sabe melhor que uma lasanha.
Cá em casa, a lasanha mais apreciada é a lasanha de bolonhesa de soja e é a que faço sempre que tenho não-vegetarianos à mesa. Não há problemas com os esquisitos que não gostam deste ou daquele legume e é bastante fácil fazer, tendo a vantagem que, enquanto está no forno, dá tempo para pôr a mesa e preparar as entradas.
Ao contrário de outros pratos que faço com soja, neste não a hidrato, o que me poupa tempo e loiça, mas fica igualmente delicioso (perguntem aos convidados).
Bon appetit.
Ingredientes:
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
¼ pimento grande vermelho fatiado
4 metades de tomate seco aos pedaços
2 colheres de sopa de azeite
½ pacote de polpa de tomate
1 chávena de café de vinho
150gr. de soja texturizada fina (3/4 de um pacote)
2 mãos cheias de ervilhas
1 pacote de natas
Sal, pimenta 5 bagas, 1 folha de louro (sem o veio do meio), noz moscada e orégãos a gosto
Queijo ralado a gosto (usei ¾ de um pacote)
Folhas de lasanha sem necessitar pré-cozedura
Refogar o alho e a cebola no azeite. Acrescentar os temperos (menos os orégãos), o pimento e o tomate seco e cozinhar até ficarem tenrinhos.
Acrescentar a polpa de tomate e o vinho e deixar cozinhar até fazer chup-chup (começar a ferver). Acrescentar a soja e envolver muito bem até a soja absorver todo o molho e ficar completamente vermelha. Juntar as ervilhas e adicionar água aos poucos mexendo regularmente, pois a soja vai absorver todos os líquidos e começar a secar e colar no tacho.
Acrescentar os orégãos e deixar cozinhar (sempre acrescentando água se necessário) por 10 minutos. Reservar.
Para montar a lasanha, começar por adicionar uma fina capa de natas no fundo de um pirex rectangular (sem adicionar qualquer tipo de gordura) e forrar com folhas de lasanha. Aplicar parte do preparado de soja, depois novamente folhas de lasanha e pincelá-las com natas, repetindo o processo até a soja acabar. Terminar com o resto das natas por cima das folhas de lasanha, e cobrir com queijo ralado.
Ir ao forno durante 25 minutos (a 220 Cº) ou até o queijo estar derretido e as folhas de lasanha cozinhadas.
Esta receita dá para 4 comilões, mas muitas vezes nós os dois damos cabo dela sozinhos =)
Sem comentários:
Enviar um comentário