sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Como preparar grão de soja




O grão de soja não é muito conhecido, ou pelo menos, eu não conheço muita gente que o coma normalmente. Toda a gente já provou soja texturizada, já comeu rebentos de soja (nem que seja quando houve o boom dos restaurantes chineses em Portugal), mas o grão de soja sempre ficou esquecido.
É a partir do grão de soja que se faz tanto o leite de soja como o tofu e por isso, é de supor a quantidade de benefícios que traz à saúde!
Em Portugal, costumava encontrar edamame congelado (grão de soja verde) no supermercado, mas aqui em Barcelona só o encontro em lojas gourmet onde pago os olhos da cara por um saquinho, por isso, dou preferência ao grão de soja amarelo. Pode ser utilizado como ingrediente principal em vários pratos ou como acompanhamento em saladas.
Como é um processo que demora algum tempo, aconselho a que se faça uma boa porção e se congele o que sobrar para utilizar em outros pratos.


Ingredientes:
Água quente para inchar o feijão (1,5 litros)
500 gr de grão de soja
água para cozer o feijão
1 cebola descascada
2 dentes de alho descascados
1 folha de louro (sem veio do meio)
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta a gosto

Seleccionar os grãos, tirando de parte os que estão em mal estado.
Numa tijela grande, demolhar o feijão em água aquecida numa chaleira por toda a noite (é super importante que a água esteja quente, pois influi no sabor!).
Antes de começar o processo de cozedura, mudar a água (usar outra vez água aquecida) e esfregar os grãos com as mãos para os separar das cascas. Obviamente não conseguiremos tirar todas as cascas, mas é recomendado que se tire o máximo que se puder.
Numa panela de pressão, colocar o grão de soja, a cebola inteira, o louro, o azeite e temperar. Acrescentar água de forma a que cubra os grãos e mais uns 3 dedos. Fechar bem a panela. Ligar o lume no máximo.
Quando a penela começar a apitar, baixar o lume para o mínimo e deixar cozinhar durante 20 minutos.
Deixar que a pressão saia da panela (nunca, mas nunca abrir enquanto cozinha ou imediatamente após cozinhar!) e se necessário, colocar a panela debaixo de água fria para a pressão sair mais depressa antes de a abrir.
O grão de soja está pronto a servir, mas também se pode congelar, com ou sem o caldo.



Sem comentários:

Enviar um comentário