sábado, 15 de setembro de 2012

Quinoa com espinafres



A quinoa, acreditem ou não, é algo novo cá em casa.
Não sei porquê, mas sempre pensei que o sabor fosse semelhante ao sabor do cuscuz, o que não podia estar mais longe da verdade. Atrevo-me até a dizer que a quinoa é muito melhor! Tem um sabor muito suave e integra-se bem em qualquer receita (e nem falemos do facto de ser rica em fibras, ferro e cálcio).
Ainda que fique maravilhosa fria (em versão salada), também é bem vinda quentinha nos dias mais frios.
Pesquisando pela internet, encontrei uma maravilhosa e apetitosa receita no blog Menos Calorias, Mais Vida que me serviu de inspiração.
Cá em casa adorámos ;)


Ingredientes:
2 copos de quinoa
300gr de espinafres cortados em juliana
2 dentes de alho picados
1 lata pequena de milho cozido (escorrida)
½ pimento vermelho cortado aos cubinhos
7 azeitonas pretas fatiadas
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta a gosto
queijo ralado a gosto (usei ½ pacote, +/- 100gr de emental)

Numa panela, ferver água (4 copos) temperada com sal e colocar a quinoa. Está pronta quando os grãos estiverem transparentes e com uma linha branca à volta. Caso ainda haja água na panela, escorrer. Reservar.
Numa frigideira grande/ wook, saltear os espinafres, o pimento e o alho em azeite até os espinafres amolecerem. Temperar com sal e pimenta. Adicionar o milho e as azeitonas, envolver bem e deixar cozinhar mais um pouco para os sabores se fundirem. Juntar a quinoa com o preparado de legumes e mexer bem.
Num pirex previamente untado com azeite, dispor a mistura de quinoa com legumes, acamar e polvilhar com o queijo ralado. Levar ao forno a 200º por 25 minutos ou até o queijo estar derretido.


Esta receita dá para 4 gulosos =)



Sem comentários:

Enviar um comentário