domingo, 1 de abril de 2012

Esparguete com molho shitake



O melhor de criar na cozinha é quando nos deparamos com resultados deliciosos que não estávamos à espera. Isso foi o que me aconteceu com o molho de shitake que inventei à medida que ia cozinhando. Ficou delicioso, com aquele sabor forte característico deste tipo de cogumelo...de comer e chorar por mais!
O Shitake é daqueles cogumelos estrela, não fosse ele considerado pelos orientais como o “elixir da vida”. Têm uma data de benefícios, não só regula o colesterol como também inibe o desenvolvimento de células cancerosas. Podem ver todos as suas qualidades aqui.


Ingredientes:
40gr. de cogumelos shitake desidratados (secos)- usei já fatiados
1 cuvete de cogumelos (champignon) frescos fatiados (+/- 300gr.)
3 cebolinhas verdes picadas (pode-se substituir por alho-francês)
2 dentes de alho picados
400gr. de esparguete
4 colheres de sopa de azeite
1 pacote de natas
1 copo de leite (usei magro)
1 colher de sopa de farinha
sal, pimenta e noz-moscada a gosto
cebolinho picado para decorar

Começar por hidratar os cogumelos shitake: aquecer água numa chaleira e despejar a água por cima dos cogumelos, previamente depositados num recipiente fundo. Deixar hidratar por 1 hora (caso os cogumelos estejam inteiros, o tempo de hidratação será bastante maior). Transcorrido esse tempo, escorrer os cogumelos, conservando parte da água em que foram hidratados.
Numa panela com água a ferver temperada com sal, juntar o esparguete e mexer bem para não pegar. Deixar cozinhar até estar al dente, escorrer e reservar.
Numa frigideira pequena, saltear por alguns minutos o alho e os cogumelos shitake em 2 colheres de sopa de azeite, temperado com sal, pimenta e noz-moscada. Caso os cogumelos fiquem demasiado secos, juntar parte da água em que foram hidratados (usei 8 colheres de sopa) e deixar cozinhar por mais 5 minutos ou até estarem cozinhados e tenros.
Verter esta mistura para um copo grande, juntar um pacote de natas e picar tudo com a varinha mágica (eu piquei grosseiramente, mas vai ao gosto de cada um). Verter o creme novamente para a frigideira, juntar o leite e a farinha e deixar engrossar, mexendo bem. Rectificar temperos se necessário.
Num wook, saltear a cebolinha picada e os cogumelos frescos em 2 colheres de sopa de azeite, temperados com sal, até perderem a água.
Juntar os cogumelos frescos com o molho, servir por cima do esparguete e decorar com cebolinho.


Esta receita dá para 4 comilões =)



Sem comentários:

Enviar um comentário