sábado, 21 de janeiro de 2012

Esparguete com cogumelos e tomate seco




Por fim chegou o fim-de-semana, mas também aquele cansaço acumulado dos dias de semana em que só apetece descontrair e não ter obrigações. Por isso, agradece-se comida rápida que não dê muito trabalho a fazer.
Aqui fica uma bela sugestão que leva um dos meus ingredientes favoritos: tomate seco. Quem ainda não experimentou, não sabe o que perde! São deliciosos e dão um toque italiano a qualquer prato.
Em Portugal já podem ser encontrados em supermercados vendidos em frasquinhos e conservados em azeite. Já os vendidos em saquinhos (sem azeite), são mais difíceis de encontrar (encontrava em lojas de produtos Gourmet) e costumam ser caríssimos!!!
Também é possível fazê-los em casa, e ainda que demore horas no forno, pode ser uma boa alternativa para quem não os encontra com tanta facilidade.


Ingredientes:
3 dentes de alho picados
6 metades de tomate seco picados
2 latas de cogumelos laminados
1 pacote de esparguete
2 colheres de sopa de azeite
Sal, pimenta, orégãos secos e salsa seca a gosto
Azeite de boa qualidade para decorar (adicional)

Ferver água com sal numa panela e adicionar o esparguete. Mexer bem para não pegar e cozinhar até ficar al dente. Escorrer e reservar.
Num wook, refogar o alho e os tomates no azeite. Quando a alho estiver douradinho, adicionar os cogumelos escorridos e temperar. Cozinhar bem até que os cogumelos estejam tostadinhos.
Juntar o esparguete no wook envolvendo bem para o esparguete ganhar o sabor do azeite, cozinhando por uns 2 minutos.
Servir decorando com um fio de azeite.


Esta receita dá para 4 gulosos =)

1 comentário:

  1. Ainda não provei, mas o aspeto é delicioso...


    Obs: Escrito segundo o novo acordo ortográfico.

    ResponderEliminar